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terça-feira, 13 de novembro de 2012

O drama policial “Marcados para Morrer” cai na cilada do falso documentário


“Marcados para Morrer” pode até ganhar um bom número de espectadores, talvez por conta de Jake Gyllenhaal, o bom ator para sempre marcado como o caubói gay de “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005). Os outros intérpretes são quase desconhecidos, inclusive o hispânico Michel Peña que se destacou no volumoso elenco de “Crash no Limite” (2005). Os dois formam um time de guardas de Los Angeles, dos mais comuns, ou seja, aqueles patrulheiros fardados que ficam circulando de automóvel pela cidade e só têm autonomia para combater delitos municipais. Sim, porque nos Estados Unidos, os crimes são escalonados de acordo com as esferas estatais e os policiais se dividem conforme a competências que exercem. Tráfico de drogas ou de escravos, por exemplo, são crimes federais. Em seu cotidiano, porém, a mencionada dupla incomoda uma quadrilha ligada a um cartel mexicano e dedicada a ambos os crimes. Em resultado disso, eles passam a amargar a condição designada pelo título do filme. 
A história se resume a isso, mas o filme ambiciona se diferenciar em termos de linguagem e adota o estilo do “falso documentário” – rodado com câmara subjetiva de mentira e celebrizado com “A Bruxa de Blair” (1999). Como “novidade” nesse esquema, um dos policiais desenvolve um “projeto documental” e grava tudo o que faz, com diversos tipos de câmara. O mais ridículo é que os bandidos fazem o mesmo – até porque, se não fosse assim, não haveria filme. As cenas de violência não precisariam ser registradas com tanta crueza, os diálogos não teriam que ser tão banais, e nós não seríamos constrangidos a percorrer as quebradas de Los Angeles naquele carro de polícia, ouvindo música ruim e conversa fiada. 
MARCADOS PARA MORRER

End of Watch
EUA, 2012
gênero drama /policial
estreia 09 11 2012
direção David Ayer
com Jake Gyllenhaal e Michel Peña
COTAÇÃO
**
REGULAR

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