Benedict Cumberbatch interpreta o mago nesse novo filme da Marvel
O Doutor Estranho é um herói de quadrinhos que já
estreia nos cinemas esbanjando aquilo que poderíamos chamar de “pedigree”, ou
seja, uma linhagem de nobreza que o permite se destacar entre os seus pares.
Foi criado pelo mesmo Stan Lee que deu a luz a figuras como o Homem Aranha, o Thor,
o Homem de Ferro, o Incrível Hulk, o Quarteto Fantástico, o Surfista Prateado,
o Demolidor, o Homem – Formiga - isso para mencionar apenas os mais conhecidos e
publicados.
A lendária Tilda Swinton (acima) interpreta a "Anciã" no longa de super-herói
Mas o que distingue mesmo esse figurão interpretado pelo mesmo Benedict
Cumberbatch de “O Jogo da Imitação” é o fato de usar uma capa, assim como Thor,
Batman, Super Homem e tantos outros. Com todo o respeito à senioridade do
ancião Stan Lee, entretanto, a capa do Dr. Estranho parece ter sido inspirada
naquela que foi criada em 1997, pelo desenhista canadense Todd McFarlane, e
destinada ao uso do personagem Spawn, também chamado “a cria do inferno”. Além
de uma simples peça de vestuário, aquela capa é de fato um personagem à parte,
com vida e vontade próprias, e que interage com o seu usuário. Como vemos em
algumas cenas...
O enredo de Dr. Estranho não traz qualquer novidade: ele é um neurocirurgião orgulhoso e arrogante que sofre um acidente e perde a mobilidade das mãos. Ao buscar uma cura num monastério em Katmandu, ele tira o seu doutorado em magia e volta para salvar o mundo ocidental de uma ameaça mística fabricada em outra dimensão. Quem de fato ajudou na área criativa de Dr. Estranho foi a cenografia de “A Origem”, filme de Christopher Nolan. Ele que naquela obra filme traduziu para a linguagem do cinema os trocadilhos visuais do desenhista holandês Mauritz Escher.
O enredo de Dr. Estranho não traz qualquer novidade: ele é um neurocirurgião orgulhoso e arrogante que sofre um acidente e perde a mobilidade das mãos. Ao buscar uma cura num monastério em Katmandu, ele tira o seu doutorado em magia e volta para salvar o mundo ocidental de uma ameaça mística fabricada em outra dimensão. Quem de fato ajudou na área criativa de Dr. Estranho foi a cenografia de “A Origem”, filme de Christopher Nolan. Ele que naquela obra filme traduziu para a linguagem do cinema os trocadilhos visuais do desenhista holandês Mauritz Escher.
À esquerda, cena do filme "Doutor Estranho"; à esquerda, uma famosa obra de Escher
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