Está publicada a lista dos concorrentes ao Oscar de 2012, um evento que nenhum crítico de cinema deixa de comentar. Neste ano as indicações para melhor filme se referem a títulos de indiscutível qualidade. Nesta semana estréia um deles, que é “Os descendentes”, protagonizado por George Clooney que, inclusive, concorre com ele para o prêmio de melhor ator. Aliás, Clooney é igualmente candidato a melhor roteirista pelo filme “Tudo pelo Poder”, que já se acha em cartaz. Também estreia “Millenium: O homem que não amava as mulheres” (versão americana) – que concorre a melhor atriz e a vários prêmios técnicos. Alguns dos meus favoritos fazem parte da lista, como “Árvore da Vida” de Terrence Malick; “Cavalo de Guerra”, produzido por Steven Spielberg e que está em cartaz; “Meia Noite em Paris” de Woody Allen; “Histórias Cruzadas” de Tate Taylor (ainda não lançado) e o sensacional “O Artista” de Michel Hazanavicius, com estréia para breve. (foto acima).
Este é o raríssimo caso de um filme mudo e em branco e preto que tem toda a condição de derrubar os demais competidores. As maiores injustiças, porém se acham na área do desenho animado, que deixa de lado obras primas como “Rio”, de Carlos Saldanha, e “As Aventuras de Tin Tin”, (acima) de Steven Spielberg para incluir o medíocre “O Gato de Botas”. Como que para compensar, “Rio” só concorre a melhor canção, de Sergio Mendes, e “Tin Tin” só é indicado para melhor trilha sonora, composta por John Williams. Abaixo, Martin Scorcese atuando em seu filme "A Invenção de Hugo Cabret", que faz referência a Méliès e e Julio Verne.
4 comentários:
De acordo, Luciano! "RIO" ter ficado de fora da competição foi uma p.. sacanagem! Todos os demais são da DreamWorks & Paramount
Olá, Luciano. Acabei de ler o seu post "Reencontrando a Felicidade". Excelente texto. Fico feliz por haver encontrando um blogger tão rico e tão diversificado. Parabéns. Seguindo...
Luciano, a premiação da Academia sempre comete algumas injustiças, e nisso é humana como todos nós.Difícil de aceitar é quando as escolhas envolvem interesses de mercado e acomodações.
Paulo Bettanin.
Postar um comentário