Cena do filme "O Escaravelho do Diabo"
Uma pacata cidade do interior começa a ser ameaçada por um assassino serial que escolhe os ruivos para atacar. O personagem central é o adolescente Thiago Rosseti, mas os atores que se destacam são Celso Frateschi, Lourenço Mutarelli e, principalmente, Marcos Caruso – como sempre acrescentando um toque de humor à sua atuação.
Pelos temas e autores escolhidos, é possível perceber que ele é um cineasta que prefere filmar coisas do Brasil. Mas de um Brasil que não merece ser reduzido a um cenário de crimes e conflitos sociais pelo seu próprio cinema. Ele que, em 1973, tentou retratar o heroísmo patriótico em “A Batalha dos Guararapes”, agora se volta para o heroísmo individual e prioriza um país que, segundo ele, “deu certo”. Estamos falando de “Orquestra dos Meninos”, de 2008, baseado numa emocionante história real.
Nos anos de 1980, no interior de Pernambuco, um jovem maestro decidiu ensinar música a crianças que trabalhavam no campo. Formou uma orquestra que deu origem a uma fundação cultural e, mesmo assim, despertou a antipatia dos poderosos locais. O personagem é vivido com garra e humildade por Murilo Rosa. “Orquestra dos Meninos” é tão colado na realidade, que boa parte dos verdadeiros protagonistas da história estava presente no lançamento do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário