Neste caso, o próprio livro vale mais pelo rompimento que estabelece com as correntes formalmente dominantes na literatura do que pela história que desenvolve. Ou seja, um bando de garotos que vivencia, meio à margem do sistema dominante, o torvelinho de mudanças culturais presenciado por sua geração, a chamada “beat generation” do final dos anos 1950. O fato é que o trabalho de Walter Salles apresenta muito mais qualidades do que defeitos palpáveis. Elenco perfeito, com destaque para o músico Sam Riley, que já tinha brilhado em “Control” (2007) no papel de Ian Curtis. O setor feminino, entretanto, é o que garante sustentação emocional para a narrativa, com Kirsten Dunst, Amy Adams, Kristen Stewart e Alice Braga. Música de Gustavo Santaolalla e fotografia de Eric Gautier, corretíssimas – ambos os profissionais que estiveram com o mesmo diretor em “Diários de Motocicleta”.
As passagens dramáticas escolhidas em meio ao oceano revolto de palavras reunidas por Kerouac exprimem adequadamente aquele coquetel de tédio, solidão, ausência de medo e de perspectiva, sofreguidão e necessidade de contato físico misturado com êxtase psíquico que marcava a juventude da época. O mesmo vale para as referências sonoras, entre as quais se salienta a antecipação maluca do jazzista Slim Gaillard colocando palavras árabes e judaicas na letra de “Yep-rock- heresy” – número musical, aliás, reconstituído por inteiro no filme, exatamente como se fazia nas chanchadas brasileiras produzidas naquela ocasião.
Alguns viram o filme como uma espécie de documentário sobre o período – e pouco se emocionaram. Outros, porém, enxergaram a ourivesaria cinematográfica na construção de imagens surpreendentes, como a ponte Golden Gate de São Francisco abatida pela névoa, ou no ideograma constituído pelas figuras da estrada e do imenso rolo de papel no qual o escritor registrou suas lembranças de viagem. Um esforço que, segundo o jornalista e escritor Truman Capote, não era exatamente de literatura, mas sim de datilografia.
NA ESTRADA
On the Road
EUA/França/Reino Unido, 2012, 140 min, 16 anos.
gênero drama / história / adaptação literária
Distribuição Playarte
Direção Walter Salles
Com Garret Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart,
Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Alice Braga
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO
On the Road
EUA/França/Reino Unido, 2012, 140 min, 16 anos.
gênero drama / história / adaptação literária
Distribuição Playarte
Direção Walter Salles
Com Garret Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart,
Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Alice Braga
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO
Um comentário:
Estou ansioso.
http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/
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