Pouco antes de morrer o russo Sergei Eisenstein (imagem acima) − genial criador de “O Encouraçado Potemkim”, “Alexander Nevski” e “Ivan o Terrível” − tomou a decisão de filmar O Capital, de Karl Marx. A idéia era partir da estrutura literária de Ulisses de James Joyce para revelar em cinema o pensamento marxista, algo aparentemente possível para quem sempre ambicionou filmar idéias. Eisenstein não viveu o tempo necessário para começar o filme, mas deixou copiosas anotações que serviram de base para um ensaio audiovisual de Alexander Kluge (imagem abaixo) chamado “Notícias da Antiguidade Ideológica – Marx, Eisenstein e O Capital”.
Numa ousadia da Versátil, a obra é apresentada em versão integral com oito horas de duração e ainda mais de uma hora e meia de extras, incluindo uma entrevista de 25 minutos com Jean-Luc Godard (imagem abaixo) − numa caixa com três DVDs, junto com um encarte especial de 64 páginas escrito por Alexander Kluge para explicar o projeto: uma copiosa colagem de textos, pedaços de filmes e de músicas, depoimentos, debates, encenações e documentários. Como tônica a direcionar todo o trabalho, aparece a tentativa de trabalhar com o texto filosófico e econômico de Marx em sua dimensão poética. Atores de teatro, por exemplo, declamam páginas do Grudrisse e do Manifesto Comunista destacando a sonoridade quase musical das frases em idioma germânico.
Considerado um dos mais importantes intelectuais alemães, na juventude, Kluge conviveu com Theodor Adorno e Fritz Lang. Foi um dos autores do Manifesto de Oberhausen, que deslanchou o movimento do Novo Cinema Alemão, do qual participaram também Fassbinder, Herzog, Margarethe von Trotta, Volker Schlöndorff e Wim Wenders. Realizado em 2008, “Notícias” é uma obra polimórfica que reflete sobre a atualidade do pensamento de Marx (imagem abaixo) na sociedade contemporânea. Inclui participações especiais de figuras como o cineasta Tom Tykwer, autor de “Corra Lola Corra” e de uma preciosa entrevista com o pensador Hans Magnus Enzensberger, um raro remanescente da escola de Frankfurt. “Notícias da Antiguidade Ideológica” documenta uma aventura intelectual absolutamente única.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário