Falamos de “Jia Zhangke, um Homem de Fenyang”. Trata-se de um documentário dirigido por Walter Salles. Num artigo recente para acompanhar o seu lançamento, ele nos confidencia que a personagem de Fernanda Montenegro em “Central do Brasil” talvez fosse uma referência inconsciente à figura de sua mãe, que lá trabalhou aos 18 anos. O detalhe eletrizante é que ele só ficou sabendo disso, dez anos após a sua morte.
O tema do filme é a biografia e a carreira do cineasta chinês mais significativo
do momento: o autor de “Em Busca da Vida” e “Um toque de pecado”, sobre
manifestações de violência do povo chinês. O roteiro se resume a uma longa
entrevista que acontece enquanto Zhangke revisita os lugares da sua infância e
algumas locações de seus filmes, como o escandaloso e iconoclasta “Um toque de
pecado”. Ao contrário de uma obra analítica e racional, porém, este
documentário alcança momentos de pura emoção.

No meio da filmagem, o diretor chinês recebeu a notícia de que o atrevido e surpreendente “Um toque de pecado” que aliás, já foi exibido no Brasil, acabara de ser proibido pelo governo chinês. A entrevista, a partir daí, ganhou uma tonalidade absolutamente dramática, quase trágica. Em seu artigo, Salles escreve o seguinte: “Foi assim que essa conversa, tão próxima do cinema direto quanto inesperada, fez parte do nosso documentário”.
Acabei de assistir Um toque de pecado. Não me espanta ele ter sido proibido na China, mas o fato do diretor ter conseguido realizá-lo por lá, rs...
ResponderExcluir