terça-feira, 7 de julho de 2009

Para paracer inteligente, na trama deste "Harry Potter" há um palimpsesto.

Chega aos cinemas um dos lançamentos mais esperados e importantes do ano... falando de um ponto de vista estritamente comercial. Trata-se de “Harry Potter - O Enigma do Príncipe”, o sexto longa da série. O jovem bruxo agora é um adolescente que tem até uma namoradinha, da qual consegue apenas um tímido selinho na boca. Porém, isso não quer dizer nada, porque o enredo é o mesmo de sempre: a luta contra os "comensais da morte" e o bruxo maligno, chamado “o senhor das trevas”. Aliás, no filme todos os agentes do mal são andróginos ou assexuados.
O diretor é ainda o sofrível e televisivo David Yates do episódio anterior. Tudo bem se o filme não fosse apenas um show de efeitos especiais e referências ao best-seller de J.K. Rowling. A cenografia tem momentos deslumbrantes, que chegam a lembrar a ilustração gótica de Gustave Doré, mas isso não garante o resultado do todo. Os ingredientes do que seria uma aventura adulta de Harry Potter são o suspense e a frustração erótica. Enquanto luta para evitar um assassinato, o herói tenta chamar a atenção de uma garota que já tem namorado.

Para sugerir um toque na linha de “O Nome da Rosa”, a trama gira em torno de um palimpsesto, ou seja, das anotações secretas redigidas nas margens de um velho livro de magia. Mas, a intenção principal continua sendo a de vender o videogame, os óculos que imitam os do herói, a caneta que parece uma varinha mágica e todo o merchandising envolvido.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Harry Potter and the Half-Blood Prince
EUA 2009 – 153 min
estreia 15/07/2009
Direção: David Yates .
Gênero: Aventura
Distribuição: Warner
Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson,
Helena Bonham Carter, Alan Rickman

2 comentários:

  1. Hahaaahaha! Adorei!

    Eu leio os livro do HP desde os 12 anos de idade. Para mim os filmes são uma grande decepção.

    Estou cansada de ler críticas maravilhosas sobre algo que é tão horrível que deveria ser banido da face da Terra.

    Isso não me impede de ir ver o filme, é claro. O ingresso da pré estréia já está nas minhas mãos... E os xingamentos na minha boca.

    ResponderExcluir